Insights Exed

Como superar os desafios de desabastecimento e disrupção da cadeia de suprimentos?

Será que os países da América Latina conseguem ser resilientes e suportar as adversidades, explorando as oportunidades de restrições mais amenas? Será que as restrições logísticas permanecerão em 2023? Como a inteligência de Supply Chain pode se aproveitar de dados, previsões as commodities e o que podemos esperar das restrições de mobilidade, de insumos e outras tantas?

Com a retomada pós-covid a gestão da cadeia de suprimentos está cada vez mais complexa e volátil às ocorrências, como o acidente no canal de Suez, a guerra na Ucrânia, os embargos à Rússia e os fechamentos recorrentes de portos chineses.

Embora a América Latina seja um dos grandes exportadores de commodities e uma das regiões com menos restrições extraordinárias, é também afetada pelo aumento dos custos e atrasos logísticos.

Hau Lee, professor emérito de Stanford, alertou que muitas empresas dedicaram sua energia em buscar cadeias de suprimentos eficazes em termos de custos, mas poucas entenderam a importância delas para vantagem competitiva e estratégica em seu artigo seminal, na Harvard Business Review de outubro de 2004. Antes disso, em abril de 1997, o mesmo professor publicou na revista de negócios do MIT (Sloan Management Review), o artigo que tornou famoso o ‘efeito chicote’ e suas implicações na gestão da cadeia de suprimentos, e é muito aplicável a este nosso momento atual.

Agora, aproximadamente 20 anos depois, algumas empresas líderes e setores inteiros encontram-se dependentes de recursos naturais, suprimentos ou componentes de uma única origem, seja um fornecedor, país ou região. A retomada pós-covid comprovou como o efeito chicote é um problema no qual poucas empresas estão preparadas para lidar.

Fomentar a agilidade, adaptar a cadeia de suprimentos e criar o alinhamento correto entre todos stakeholders, são estratégias que podem ser alavancadas por meio da transformação digital e tecnologias que promovam colaboração, integração, visibilidade e velocidade aos processos.

Nós, da Exed Consulting, ajudamos grandes empresas líderes na adoção de soluções de Digital Supply Chain para planejamento integrado, logística e produção.

Apoiamos a adoção de ferramentas digitais de planejamento integrado da cadeia de suprimento, para antecipar e reagir às mudanças na demanda, otimizar o atendimento com fontes alternativas de suprimentos, maximizar as restrições logística e de armazenagem e otimizar as políticas de estoque, para alcançar o nível de serviço almejado, mesmo com a volatilidade atual vivida pelas empresas de bens de consumo, farmacêuticas e recursos naturais como Electrolux, GrupoNC (EMS), Braskem e Oxiteno.

Já a transformação digital da logística, busca ampliar a capacidade de recebimento e expedição com os mesmos recursos e infraestrutura disponíveis, reduzir a movimentação nos depósitos, melhorar a rastreabilidade dos materiais dentro e fora dos portões e aumentar taxa de ocupação logística, como nos nossos casos de sucesso no Grupo Votorantim, Marcopolo e Ajinomoto.

Esses benefícios ainda incluem a possibilidade de reduzir tempos de setup por meio da otimização do planejamento e controle de produção, com soluções de automação e indústria 4.0, como nos casos de apoio a empresas farmacêuticas como o Aché e ArcelorMittal.

Saia na frente com uma gestão da cadeia de suprimentos resiliente e ágil com a Exed Consulting!

Compartilhe: